04 de março de 2020

Retrabalho e otimização do tempo

Retrabalho e otimização do tempo

A tal geração Y...

Quem nasceu após 1978 são os integrantes da geração y, década de valorização da infância, multitarefas, já com internet, computador e educação sofisticada. 

Já nos deparamos com cenas em que numa conversa em grupo todos estão teclando em seus celulares, respostas automáticas aos questionamentos feitos verbalmente, mundo virtual vivido com mais intensidade do que o real.

Smartphones mais acessíveis e estar conectado passa a ser questão de sobrevivência.

Do outro lado, empresas e instituições estudam e acompanham essas tendências em busca de respostas sobre o que fazer para engajar esse público? Seja ele interno (colaboradores) ou externo (clientes, fornecedores).

A comunicação continuará a existir, a mudança acontecerá no canal – meio onde ela ocorre. 

O acompanhamento de tendências, estar a par de estudos comportamentais e indicadores econômicos nesse cenário muito contribuirá em como administrar esse perfil de pessoas.

Os valores e crenças das organizações também poderão auxiliar nesse processo, já que as pessoas tendem a se filiar a grupos com princípios parecidos e, quando não são, as experiências práticas em cada ambiente de trabalho exige reflexão contribuindo para eventuais ajustes ou desligamento da companhia.

Conhecer e entender seus colaborares contribui para uma comunicação eficaz. Trazemos dicas de como ter mais qualidade de tempo no dia a dia de sua empresa:

  1. Delegue atividades – identifique pessoas capazes e descentralize
  2. Otimize as reuniões –  com tempo determinado, pauta, comunicação assertiva
  3. Planejar – toda e qualquer atividade, planeje antes – metas a curto prazo
  4. Faça check list diário
  5. Evite interrupções
  6. Adote ferramentas simples como post it, calendário, painel, apps, agenda...)

Enfim, como já comentamos em outros textos, o trabalho é subjetivo, não há métrica definida, mas saiba que quanto mais engajada sua equipe estiver, mais fácil será todo processo de comunicação, seja ele interno ou externo.

Categorias dos posts

Postagens antigas