04 de março de 2020

Latinha de alumínio, marco da sustentabilidade

Latinha de alumínio, marco da sustentabilidade

Foi em meados de 1989 que se iniciou a fabricação de latas de alumínio no Brasil, causando um grande impacto no mercado nacional.

Leveza, praticidade, qualidade de conservação e facilidade nos processos de logística e armazenamento foram as principais vantagens apontadas na época, entre outros.

Foi um marco para sustentabilidade no país!

 “As latinhas trouxeram aos brasileiros o conceito de sustentabilidade. Mais do que isso, promoveram a criação de um modelo de logística reversa, sendo responsáveis pela inserção de milhares de pessoas e estabelecimentos no mercado de reciclagem, movimentando mais de R$ 1 bilhão por ano”, explica Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, maior produtora de chapas de alumínio para latas de bebidas e maior empresa de reciclagem de latas do mundo.

Brasil é líder mundial na reciclagem dessa embalagem. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas): 97,3% das latinhas de alumínio são recicladas no país – há reaproveitamento sem perda de propriedades.

Hoje o país possui uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estimulados pela logística reversa iniciada pelas latas de alumínios que orienta a coleta seletiva no país e estimula o reaproveitamento de resíduos descartados. 

Veja os benefícios que a envazão de bebidas em latas de alumínio proporcionou para a sociedade:

. Sustentabilidade – preocupação com meio ambiente

. Criação do sistema de logística reversa – reutilização / reciclagem das latas de alumínio

. Promoção e desenvolvimento de cooperativas de reciclagem

. Novas vagas de empregos/oportunidades no mercado de trabalho

. Inserção e profissionalização de catadores de produtos recicláveis

Tamanha foi a conquista que o presidente da Abralatas no Brasil mencionou a probabilidade de envasamento de água em latas de alumínio no Brasil. Tudo indica que será realizado pela empresa Água AMA, desenvolvido pela Cervejaria Ambev em 2015, cujo 100% do lucro obtido com sua venda é destinado para projetos de acesso à água potável em todas as regiões do país, especialmente para as comunidades que mais sofrem com a falta desse importante recurso. 

Agora vamos esperar pelo lançamento de mais esse produto, estamos curiosos.

E vocês?

Categorias dos posts

Postagens antigas